SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número41Formação de educadores do campo: desafios e possibilidades do Tempo Comunidade no Curso de Pedagogia da Terra/BahiaFormação docente, Educação Infantil e arte: entre faltas, necessidades e desejos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação e Cultura Contemporânea

versión impresa ISSN 1807-2194versión On-line ISSN 2238-1279

Resumen

MIRANDA, Camila Lima; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza  y  REZENDE, Daisy de Brito. As atribuições dos "outros significativos e dos outros generalizados" na constituição identitária de licenciandos em Química. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.41, pp.230-259.  Epub 15-Oct-2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180076.

Neste artigo, relata-se uma investigação sobre a constituição identitária de licenciandos em Química. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro alunos de uma universidade estadual paulista, egressos de escolas públicas. Os dados foram interpretados por meio do diálogo entre duas teorias: a das representações sociais, na perspectiva de Serge Moscovici, e a da identidade profissional de Claude Dubar. As técnicas de análise foram inspiradas na Análise de Conteúdo proposta por Bardin, sendo criadas duas categorias, (i) Atribuições dos "outros significativos" e (ii) Atribuições dos "outros generalizados", sendo esta última desdobrada em: "Química versus Educação" e, "Expectativas dos outros generalizados". Como resultados, foi possível depreender, em relação aos "outros significativos", que suas escolhas profissionais não foram plenamente acolhidas por seus familiares; percebem um não acolhimento na universidade, devido à desvalorização do curso de Licenciatura e à falta de cuidado quanto aos diferentes perfis de alunos que compõem a universidade, em especial, por serem egressos do sistema público de ensino básico. Já em relação aos "outros generalizados", sentem expectativas que destoam da representação social que esse grupo construiu sobre a docência. Os relatos que compuseram os dados deste estudo nos auxiliam a compreender o papel do olhar do outro na constituição identitária. É por meio de tal olhar que o sujeito pode também se reconhecer. Esperamos que o presente estudo possa contribuir para a ressignificação da formação docente, considerando-a enquanto construção diacrônica, permeada pelo contexto social, pela atribuição dos outros – sejam eles significativos ou generalizados – e pelas representações sociais dos atores envolvidos no processo.

Palabras clave : Identidade Profissional; Licenciatura em Química; Professor; Representação Social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )