SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número41Formação docente, Educação Infantil e arte: entre faltas, necessidades e desejosFormação de professoras, tradicionalismo e a feminização do magistério no Brasil: um estudo da obra de Aparecida Joly Gouveia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação e Cultura Contemporânea

versão impressa ISSN 1807-2194versão On-line ISSN 2238-1279

Resumo

SOBRINHO, Reginaldo Celio; KAUTSKY, Giselle Lemos Schmidel  e  PANTALEAO, Edson. A sociologia figuracional como aporte teórico-metodológico: trabalho e formação docente em educação especial. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.41, pp.288-315.  Epub 15-Out-2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180078.

As reflexões sistematizadas neste texto objetivam acentuar a importância de um delineamento teórico-metodológico mais explícito na realização de investigações que tematizam o trabalho e a formação docente. Nesse sentido, também figura como propósito deste texto apresentar os conceitos e as noções desenvolvidos por Norbert Elias que se vêm constituindo como aporte teórico-metodológico nos estudos realizados no âmbito do grupo de pesquisa “Políticas, gestão e inclusão escolar: contextos e processos sociais” (CNPq). Ocupamo-nos, assim, de apresentar questões teóricometodológicas capazes de orientar pesquisas no campo educacional, especialmente aquelas que tomam por objeto de análise o trabalho docente e a formação continuada de professores. De modo complementar, trazemos apontamentos e questões sistematizadas em uma pesquisa específica que, desenvolvida no âmbito do nosso grupo de pesquisa e assumindo uma abordagem teórico-metodológica de inspiração eliasiana, tematizou o trabalho e a formação docente no campo da Educação Especial. As reflexões desenvolvidas subsidiam nossa compreensão de que a formação de professores constitui um aspecto absolutamente relevante das políticas educacionais, repercutindo positivamente na qualidade da educação ofertada, sobretudo quando, pela via do diálogo coletivo, nesse espaço-tempo sistemático de estudos, os atores envolvidos nos processos formativo-educativos (professores, diretores escolares, estudantes, comunidade local) problematizam as condições objetivas e subjetivas que marcam e narram a realização do trabalho docente.

Palavras-chave : Formação de professores; Sociologia figuracional; Educação Especial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )