SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número41A sociologia figuracional como aporte teórico-metodológico: trabalho e formação docente em educação especialFormação de Professores para a Educação de Jovens e Adultos: desafios, propostas curriculares e considerações sobre o direito à educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação e Cultura Contemporânea

versão impressa ISSN 1807-2194versão On-line ISSN 2238-1279

Resumo

SCHERER, Renata Porcher. Formação de professoras, tradicionalismo e a feminização do magistério no Brasil: um estudo da obra de Aparecida Joly Gouveia. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.41, pp.316-342.  Epub 15-Out-2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180079.

O presente artigo, ao investigar as temáticas da formação de professoras e da feminização do magistério na literatura pedagógica brasileira da década de 1960, identifica que a questão do tradicionalismo se constituía como uma importante variável para a escolha do magistério pelas moças daquele período. A partir da análise documental da produção acadêmica da pesquisadora Aparecida Joly Gouveia é possível identificar que, na época analisada, uma das críticas das normalistas a sua formação era pautada pela falta de um caráter prático nos cursos de magistério, que estariam aquém do desejado para o futuro exercício profissional. Assim, pode-se afirmar que o debate entre uma formação baseada nos conteúdos, ou teórica, e uma formação baseada nos saberes didáticos, ou prática, constituiu-se como uma questão importante no período analisado em que a educação brasileira passava por um amplo processo de democratização. Outro destaque refere-se a investigação pioneira da pesquisadora acerca das decisões vocacionais da mulher em um Brasil que vivenciava um processo de rápida industrialização, inaugurando o debate sobre a feminização do magistério e o papel da mulher nessa sociedade. Sob tal perspectiva, entende-se que uma retomada dos escritos de Gouveia poderá contribuir para reenquadrar o debate acerca da história da formação de professores no Brasil.

Palavras-chave : Formação de professores; História da educação; Feminização do magistério; Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )