SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue41Teacher training, traditionalism and the feminization of teaching in Brazil: a study of the work of Aparecida Joly GouveiaAuthorship and empowerment: teacher training and the monographic writing of conclusion im PARFOR/UFRRJ author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação e Cultura Contemporânea

Print version ISSN 1807-2194On-line version ISSN 2238-1279

Abstract

BARBOSA, Carlos Soares; SOUZA, José Carlos Lima de  and  LINO, Lucilia Augusta. Formação de Professores para a Educação de Jovens e Adultos: desafios, propostas curriculares e considerações sobre o direito à educação. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.41, pp.343-362.  Epub Oct 15, 2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180080.

O artigo visa a analisar a formação inicial dos professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), campus Maracanã, bem como as mediações objetivas e subjetivas que determinam as disputas internas no atual momento em que as Instituições de Ensino Superior estão reformulando seus cursos de licenciaturas no intuito de atender as normatizações estabelecidas pela atual política de formação docente - Resolução CNE n. 02/2015. Trata-se de pesquisa histórico-documental, com vista a analisar o processo de consolidação dos estudos da EJA no desenho curricular do referido curso, reconhecendo a educação de qualidade um direito de todos, inclusive de pessoas jovens, adultas e idosas. Face ao atual contexto de desmonte de políticas sociais, retirada de direitos e retrocessos no campo educacional com a retomada da agenda neoliberal no país, o estudo ressalta a importância das entidades educacionais na defesa da formação docente de qualidade. Fundamenta-se em autores de matriz freireana e crítico-emancipatória, e conclui que a UERJ tem buscado formar pedagogos que não se limitem ao ofício do magistério na Educação Infantil ou nas séries iniciais do Ensino Fundamental, mas capazes de formular, gestionar, monitorar e avaliar projetos de educação de jovens e adultos, na dimensão do significado da aprendizagem ao longo da vida. Isso se materializa em uma matriz curricular com disciplinas que abordam os aprendizados construídos tanto nos espaços escolares, quanto em demais contextos de formação humana, com base na articulação teoria-prática.

Keywords : Educação de Jovens e Adultos; Formação de Professores; Pedagogia; Currículo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )