SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número41Formação de Professores para a Educação de Jovens e Adultos: desafios, propostas curriculares e considerações sobre o direito à educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação e Cultura Contemporânea

versión impresa ISSN 1807-2194versión On-line ISSN 2238-1279

Resumen

AZEVEDO, Patricia Bastos de  y  SANTOS, Ana Maria Marques. Autoria e empoderamento: formação de professores e a escrita monográfica de conclusão no PARFOR-HISTÓRIA/UFRRJ. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.41, pp.363-386.  Epub 15-Oct-2018. ISSN 2238-1279.  https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180081.

O artigo que apresentamos é parte da pesquisa em desenvolvimento: Tornar-se professor de História: correlações de poder e força nas práticas de letramento na licenciatura de História PARFOR/UFRRJ. Buscamos apresentar o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), assim como os referenciais teóricos que mobilizamos para pensar este campo de pesquisa e seus indícios. O foco principal de nossa pesquisa é compreender na formação do professor de História/PARFOR as correlações de força e poder que constituem as práticas de oralidade e letramento neste processo formativo dos alunos. Para este artigo analisaremos a produção da monografia de conclusão de curso. Utilizaremos como indício as entrevistas realizadas com os professores-alunos que concluíram o curso em 2016.2. O PARFOR possibilitou a entrada de um perfil de professores-alunos que acumularam ao longo de seus percursos no mundo da vida e do trabalho marcas identitárias e saberes sobre práticas de letramento diferenciadas dos alunos que tradicionalmente ingressam na universidade. Esses professores-alunos carregam, portanto, saberes que possuem concepções quanto à validade e pertinência relativas às práticas de oralidade, leitura e escrita. No processo de formação na graduação, essas pretensões são questionadas e tensionam as tradições letradas constituídas na universidade, abalando as certezas cristalizadas em alguns segmentos acadêmicos. As tensões geram verdadeiras rachaduras epistémicaspedagógicas, mais evidenciadas em algumas licenciaturas que outras. A pesquisa possibilitou compreender que as relações de letramento e formação de professores são desafios que precisam ser enfrentados com maior profundidade pela Universidade.

Palabras clave : Formação de Professor; Letramento.; PARFOR-Professor de História..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )