SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue39The internet as an instrument and its role in the reader formation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

SILVA, Jefferson Ildefonso da  and  MOREIRA, Elizete Maria da Silva. Saber cotidiano e saber escolar: uma análise epistemológica e didática. R. Educ. Públ. [online]. 2010, vol.19, n.39, pp.13-28. ISSN 2238-2097.

Resumo O trabalho analisa o espaço epistemológico do saber escolar em suas relações com o conhecimento cotidiano e o científico e busca a recuperação do conhecimento cotidiano na produção do conhecimento escolar. A escola se faz o suporte do aluno para reelaborar seu conhecimento cotidiano com a contribuição dos saberes do conhecimento científico. O exercício da didática docente incorpora e desenvolve os requisitos epistemológicos para a produção dos saberes. As análises ampliam a compreensão epistemológica e pedagógica do conhecimento escolar e revelam sua importância de objetivo da aprendizagem. Revitalizam igualmente o conhecimento científico, reconquistando sua identidade no espaço da escola.

Keywords : Conhecimento Escolar; Conhecimento Cotidiano; Conhecimento Científico; Didática Escolar; Função da Escola.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )