SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número39A internet como instrumento e seu papel na formação do leitor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

SILVA, Jefferson Ildefonso da  y  MOREIRA, Elizete Maria da Silva. Saber cotidiano e saber escolar: uma análise epistemológica e didática. R. Educ. Públ. [online]. 2010, vol.19, n.39, pp.13-28. ISSN 2238-2097.

Resumo O trabalho analisa o espaço epistemológico do saber escolar em suas relações com o conhecimento cotidiano e o científico e busca a recuperação do conhecimento cotidiano na produção do conhecimento escolar. A escola se faz o suporte do aluno para reelaborar seu conhecimento cotidiano com a contribuição dos saberes do conhecimento científico. O exercício da didática docente incorpora e desenvolve os requisitos epistemológicos para a produção dos saberes. As análises ampliam a compreensão epistemológica e pedagógica do conhecimento escolar e revelam sua importância de objetivo da aprendizagem. Revitalizam igualmente o conhecimento científico, reconquistando sua identidade no espaço da escola.

Palabras clave : Conhecimento Escolar; Conhecimento Cotidiano; Conhecimento Científico; Didática Escolar; Função da Escola.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )