SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número39A internet como instrumento e seu papel na formação do leitorO envelhecimento como processo social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira  y  DAMETTO, Jarbas. Entre Cila e Caribde: ou, é possível equacionar quantidade e qualidade no sistema educacional público?. R. Educ. Públ. [online]. 2010, vol.19, n.39, pp.43-51. ISSN 2238-2097.

Resumo Este artigo, através de uma pesquisa exploratória em uma rede municipal de ensino, problematiza a questão das escolas em tempo integral enquanto possibilidade de oferecer uma educação pública de qualidade. Constataram-se dois limites para a escola em tempo integral: tal experiência é onerosa, exigindo uma opção política clara; e a simples ampliação do tempo de permanência do aluno na escola não resolve problemas, como evasão e reprovações. Em contrapartida, é possível afirmar que tais experiências são uma possibilidade de educação qualificada, por atenderem importantes demandas sociais em comunidades de alta vulnerabilidade social, bem como, por favorecerem relações sistematizadas de ensino-aprendizagem.

Palabras clave : Escola em Tempo Integral; Políticas Educacionais; Qualidade na Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )