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Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira  e  DAMETTO, Jarbas. Entre Cila e Caribde: ou, é possível equacionar quantidade e qualidade no sistema educacional público?. R. Educ. Públ. [online]. 2010, vol.19, n.39, pp.43-51. ISSN 2238-2097.

Resumo Este artigo, através de uma pesquisa exploratória em uma rede municipal de ensino, problematiza a questão das escolas em tempo integral enquanto possibilidade de oferecer uma educação pública de qualidade. Constataram-se dois limites para a escola em tempo integral: tal experiência é onerosa, exigindo uma opção política clara; e a simples ampliação do tempo de permanência do aluno na escola não resolve problemas, como evasão e reprovações. Em contrapartida, é possível afirmar que tais experiências são uma possibilidade de educação qualificada, por atenderem importantes demandas sociais em comunidades de alta vulnerabilidade social, bem como, por favorecerem relações sistematizadas de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave : Escola em Tempo Integral; Políticas Educacionais; Qualidade na Educação.

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