Revista de Educação Pública
On-line version ISSN 2238-2097
Abstract
PECORAI, Ana Rafaela; ANJOS, Paula Martins dos and PAREDES, Eugenia Coelho. O envelhecimento como processo social. R. Educ. Públ. [online]. 2010, vol.19, n.39, pp.55-73. ISSN 2238-2097.
Resumo O artigo traz a análise das representações sociais sobre o envelhecer, compartilhadas por 103 professoras que atuam no nível fundamental da rede de ensino público de Cuiabá. Teórica e metodologicamente, apoia-se nas propostas da Teoria das representações sociais (TRS), desenvolvida por Moscovici em 1961. Os dados foram coletados mediante o uso das associações de palavras, seguido de explicações gravadas sobre os vocábulos. Estes foram processados pelo software EVOC e, posteriormente, submetidos à análise de similitude e a uma categorização. Os resultados permitem considerar que a organização das representações e a construção do seu significado ocorrem a partir de dois elementos: doença e experiência, indicando perdas e ganhos no processo de envelhecimento, com destaque para os prejuízos e apontando para as condições sociais que o cercam
Keywords : Educação; Representações Sociais; Envelhecer; Docentes.