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Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

PECORAI, Ana Rafaela; ANJOS, Paula Martins dos  e  PAREDES, Eugenia Coelho. O envelhecimento como processo social. R. Educ. Públ. [online]. 2010, vol.19, n.39, pp.55-73. ISSN 2238-2097.

Resumo O artigo traz a análise das representações sociais sobre o envelhecer, compartilhadas por 103 professoras que atuam no nível fundamental da rede de ensino público de Cuiabá. Teórica e metodologicamente, apoia-se nas propostas da Teoria das representações sociais (TRS), desenvolvida por Moscovici em 1961. Os dados foram coletados mediante o uso das associações de palavras, seguido de explicações gravadas sobre os vocábulos. Estes foram processados pelo software EVOC e, posteriormente, submetidos à análise de similitude e a uma categorização. Os resultados permitem considerar que a organização das representações e a construção do seu significado ocorrem a partir de dois elementos: doença e experiência, indicando perdas e ganhos no processo de envelhecimento, com destaque para os prejuízos e apontando para as condições sociais que o cercam

Palavras-chave : Educação; Representações Sociais; Envelhecer; Docentes.

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