SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue39Aging as a social processBeginning of social inclusion and acknowledgement of the right to higher education: the gratuity in the 1997 and 1998 entrance test of the UFMT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

MENANDRO, Maria Cristina Smith  and  SOUZA, Luiz Gustavo Silva. O que é ser bom aluno?: O que é parar de estudar? Representações sociais de estudantes do ensino médio.What it means to be a good student? And to stop studying?: Social representations constructed by high-school students. R. Educ. Públ. [online]. 2010, vol.19, n.39, pp.75-94. ISSN 2238-2097.

Resumo Estudar as representações sociais construídas pelos estudantes, pode fornecer dados importantes para (re)pensar práticas educativas. Relatamos pesquisa feita com 120 estudantes de Ensino Médio, cujo objetivo foi analisar uma rede de representações relacionadas à escolarização, enfocando especialmente “Ensino Médio”, “abandono dos estudos” e “bom aluno”. Utilizamos o método das evocações livres, aplicado no primeiro dia de aula e sete meses depois. Os dados foram analisados com auxílio do programa EVOC. Os resultados mostraram que a experiência inicial de escolarização secundária não alterou substancialmente as representações estudadas. Discutimos a naturalização de idéias e práticas educativas.

Keywords : : Representação Social; Adolescentes; Ensino Médio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )