SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue39O que é ser bom aluno?: O que é parar de estudar? Representações sociais de estudantes do ensino médio.Weaving the Education with amazonic yarns author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

ARANTES, João Henrique Magri et al. Princípio de inclusão e afirmação do direito à educação superior: a gratuidade nos vestibulares das IFES. R. Educ. Públ. [online]. 2010, vol.19, n.39, pp.97-112. ISSN 2238-2097.

Resumo Na ocasião dos vestibulares/1997 e 1998, da UFMT, o MPF moveu ação civil pública contra a UFMT, alegando ser ilegal e inconstitucional a taxa de inscrição no vestibular. Em resposta, a Justiça Federal concedeu liminar impedindo a UFMT de realizar tal cobrança. Isso originou grande procura dos candidatos pelas inscrições gratuitas. Posteriormente, a UFMT recorreu e a liminar foi cassada. Metodologicamente, a pesquisa aqui relatada seguiu a perspectiva qualitativa com orientação fenomenológica e buscou resgatar tais acontecimentos, para refletir sobre o significado da gratuidade nos vestibulares das IFES, aqui considerada como princípio de inclusão e afirmação do direito à educação superior.

Keywords : Higher Education; Gratuity; University Entrance Test.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )