SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número39Tecendo a Educação Ambiental com fios amazônicosO Centro de Treinamento do Magistério de Cuiabá e a profissionalização docente em Mato Grosso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

MAGALHAES, Justino. Agostinho da Silva: a universidade de Brasília como escola normal das universidades. R. Educ. Públ. [online]. 2010, vol.19, n.39, pp.133-144. ISSN 2238-2097.

Resumo A matriz conceptual da obra científica de Agostinho da Silva, filósofo e pedagogo, é essencialmente educacional. Todos os seus textos são atravessados por um mesmo sentido: o compromisso com a vida, com a humanidade e com o humano. Em Agostinho da Silva, o humanismo e o universalismo estão assinalados pela singularidade na arte de dizer e fazer educação. Pretendo salientar estes aspectos, convergindo com o discurso que, em 1968, proferiu no Parlamento, em Brasília. Propôs que a Universidade de Brasília fosse transformada na Escola Normal das Universidades, recebendo e formando alunos de todo o Brasil. Esses alunos viriam a ser os professores das outras universidades.

Palavras-chave : Agostinho da Silva; Pedagogia; Educação; Universidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )