SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número39Agostinho da Silva: a universidade de Brasília como escola normal das universidadesBernard Bolzano: o conceitualismo e a intuição na educação matemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

FERREIRA, Márcia Santos. O Centro de Treinamento do Magistério de Cuiabá e a profissionalização docente em Mato Grosso. R. Educ. Públ. [online]. 2010, vol.19, n.39, pp.145-161. ISSN 2238-2097.

Resumo Este trabalho apresenta uma discussão sobre o processo de profissionalização docente ocorrido em Mato Grosso através da interpretação das mudanças introduzidas pelas atividades do Centro de Treinamento do Magistério de Cuiabá na identidade profissional dos professores do ensino primário mato-grossense, na década de 1960. Baseada em análise documental e em depoimentos de professoras em exercício no período em estudo, a interpretação sugerida toma as atividades desta instituição como participantes do processo de profissionalização do magistério primário mato-grossense ocorrido nos anos 1960, que envolveu a introdução de modificações significativas nas relações hierárquicas e nos procedimento de motivação existentes à época.

Palabras clave : Política Educacional; Profissionalização Docente; Ensino Primário.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )