SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue39The Training Centre of Teaching in Cuiabá and the professionalisation of teacher in Mato Grosso author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

CLIMACO, Humberto  and  OTTE, Michael. Bernard Bolzano: o conceitualismo e a intuição na educação matemática. R. Educ. Públ. [online]. 2010, vol.19, n.39, pp.165-180. ISSN 2238-2097.

Resumo Bolzano, conhecido como o “pai da aritmetização da matemática”, tornou-se conhecido devido à clareza exemplar de conceitos, mas muitos educadores matemáticos atuais não valorizam esta virtude, não percebendo que não há tanta diferença entre calcular formalmente ou agir intuitivamente (afinal, não é tão importante se as regras de agir são explicitas ou implícitas), desde que sirva para formar conceitos, que era a preocupação de Bolzano. Neste trabalho mostramos a ligação de sua obra com a busca por clareza e comunicação do conhecimento (portanto de didática), e analisamos como sua noção de didática pode contribuir para os debates atuais da Educação Matemática

Keywords : Bernard Bolzano; Intuição; Explicação;; Pensamento Conceitual; Educação Matemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )