SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número39O Centro de Treinamento do Magistério de Cuiabá e a profissionalização docente em Mato Grosso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

CLIMACO, Humberto  y  OTTE, Michael. Bernard Bolzano: o conceitualismo e a intuição na educação matemática. R. Educ. Públ. [online]. 2010, vol.19, n.39, pp.165-180. ISSN 2238-2097.

Resumo Bolzano, conhecido como o “pai da aritmetização da matemática”, tornou-se conhecido devido à clareza exemplar de conceitos, mas muitos educadores matemáticos atuais não valorizam esta virtude, não percebendo que não há tanta diferença entre calcular formalmente ou agir intuitivamente (afinal, não é tão importante se as regras de agir são explicitas ou implícitas), desde que sirva para formar conceitos, que era a preocupação de Bolzano. Neste trabalho mostramos a ligação de sua obra com a busca por clareza e comunicação do conhecimento (portanto de didática), e analisamos como sua noção de didática pode contribuir para os debates atuais da Educação Matemática

Palabras clave : Bernard Bolzano; Intuição; Explicação;; Pensamento Conceitual; Educação Matemática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )