SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número39O Centro de Treinamento do Magistério de Cuiabá e a profissionalização docente em Mato Grosso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

CLIMACO, Humberto  e  OTTE, Michael. Bernard Bolzano: o conceitualismo e a intuição na educação matemática. R. Educ. Públ. [online]. 2010, vol.19, n.39, pp.165-180. ISSN 2238-2097.

Resumo Bolzano, conhecido como o “pai da aritmetização da matemática”, tornou-se conhecido devido à clareza exemplar de conceitos, mas muitos educadores matemáticos atuais não valorizam esta virtude, não percebendo que não há tanta diferença entre calcular formalmente ou agir intuitivamente (afinal, não é tão importante se as regras de agir são explicitas ou implícitas), desde que sirva para formar conceitos, que era a preocupação de Bolzano. Neste trabalho mostramos a ligação de sua obra com a busca por clareza e comunicação do conhecimento (portanto de didática), e analisamos como sua noção de didática pode contribuir para os debates atuais da Educação Matemática

Palavras-chave : Bernard Bolzano; Intuição; Explicação;; Pensamento Conceitual; Educação Matemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )