SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número40A democratização da educação em tempos de parcerias entre o público e o privadoEnsino Superior noturno no Brasil: democratização do acesso, da permanência e da qualidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

DAVIES, Nicholas. O financiamento da Educação estatal no Brasil: desafios para sua publicização. R. Educ. Públ. [online]. 2010, vol.19, n.40, pp.229-245. ISSN 2238-2097.

Este trabalho pretende oferecer um panorama de alguns desafios do financiamento da educação, particularmente da educação oferecida pelos governos. Serão abordados os seguintes aspectos: (1) a vinculação constitucional de recursos mínimos para a educação estatal, (2) o impacto da política fiscal/econômica do Governo Federal sobre as receitas vinculadas à MDE, (3) o não cumprimento dessa exigência constitucional pelas diferentes esferas de governo (federal, estadual e municipal) e sua impunidade, (4) o papel desempenhado pelos órgãos fiscalizadores (os Tribunais de Contas) dessa aplicação, (5) a desigualdade de recursos disponíveis para a educação nas três esferas de governo, (6) o significado e implicações do FUNDEF e do FUNDEB.

Palabras clave : Financiamento da Educação; Legislação Educacional; Brasil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )