SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número40O financiamento da Educação estatal no Brasil: desafios para sua publicizaçãoDemocratização da Educação, Universidade e Movimentos Sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

OLIVEIRA, João Ferreira de; BITTAR, Mariluce  e  LEMOS, Jandernaide Resende. Ensino Superior noturno no Brasil: democratização do acesso, da permanência e da qualidade. R. Educ. Públ. [online]. 2010, vol.19, n.40, pp.247-267. ISSN 2238-2097.

O presente texto analisa a oferta de ensino superior noturno no Brasil, destacando o processo de democratização do acesso, da permanência e da qualidade. Examina-se, pois, as condições de acesso e de permanência dos estudantes dos cursos superiores noturnos, bem como a qualidade dos ofertados, tendo em vista compreender se o acesso e a realização de tais cursos contribuem efetivamente para a democratização da educação superior, de forma a propiciar maior inclusão social dos estudantes trabalhadores e, consequentemente, a melhoria da sua qualidade de vida.

Palavras-chave : Ensino Superior; Acesso; Ensino Noturno.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )