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Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

PAULA, Maria de Fátima Costa de. Educação Superior, democratização e inclusão social: Brasil e Argentina. R. Educ. Públ. [online]. 2010, vol.19, n.40, pp.287-304. ISSN 2238-2097.

O artigo visa realizar um estudo comparado da educação superior no Brasil e na Argentina, traçando um panorama atual da educação superior nos dois países, com enfoque no acesso e permanência no ensino superior como forma de inclusão social. Serão abordados aspectos, tais como perfil das instituições de ensino superior, diversificação da educação superior, desigualdades no acesso à educação superior, democratização da educação superior. A análise tem como objetivo abordar as semelhanças e diferenças existentes entre a educação superior no Brasil e na Argentina, no contexto da América Latina, à luz dos aspectos históricos, econômicos, políticos, sociais e educacionais que influenciam a exclusão/inclusão dos estudantes no ensino superior. Neste estudo, a democratização da educação superior é vista como condição indispensável para a superação das desigualdades e para o alcance do desenvolvimento humano sustentável, com equidade e justiça social, numa região onde se verificam as maiores desigualdades sociais do planeta Terra.

Palabras clave : Educação Superior; Democratização; Inclusão Social.

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