SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue40Aspectos a serem considerados na implementação da Lei 10.639/03 nas escolas de Mato GrossoOs processos de avaliação instituídos na Educação Superior e os processos de tomadas de decisão: significados, sentidos e efeitos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

LOPES, Paulo Eduardo Vasconcelos de Paula  and  SAMBRANO, Taciana Mirna. Políticas educacionais brasileiras, Neoliberalismo e pós-modernidade: uma análise da perspectiva dos Professores do Ensino de Geografia. R. Educ. Públ. [online]. 2010, vol.19, n.40, pp.319-343. ISSN 2238-2097.

O presente trabalho procura analisar a introdução do ideário neoliberal e pós-moderno na política educacional brasileira, empreendida a partir da reforma do aparelho de Estado ocorrida na década de 1990, sob a ótica dos professores de geografia da rede pública de ensino. Para tanto, buscando evidenciar as práticas, discursos e percepções dos professores optou-se, como instrumento de pesquisa, pela utilização de assertivas, que verificaram tal penetração alterando, desse modo, as concepções empreendidas por tais professores.

Keywords : Política Educacional; Neoliberalismo; Pós-Modernidade; Professores de Geografia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )