SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue40Políticas educacionais brasileiras, Neoliberalismo e pós-modernidade: uma análise da perspectiva dos Professores do Ensino de GeografiaPara onde decola o país e a Universidade brasileira? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos. Os processos de avaliação instituídos na Educação Superior e os processos de tomadas de decisão: significados, sentidos e efeitos. R. Educ. Públ. [online]. 2010, vol.19, n.40, pp.345-354. ISSN 2238-2097.

O objetivo deste texto é levantar questões sobre os processos de avaliação que estão instituídos nas universidades, respaldadas nos resultados das pesquisas que venho desenvolvendo sobre o Programa de Avaliação da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Trazemos uma reflexão sobre os significados, os sentidos e os efeitos da avaliação para o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão universitária. Levantamos questões sobre a avaliação e as tomadas de decisão. Os resultados apontam para a importância de fortalecer os processos de avaliação participativos construídos pelas instituições e de consumir os resultados da avaliação junto às pessoas que os produziram, a comunidade acadêmica, provocando a reflexão e, consequentemente, as tomadas de decisão.

Keywords : Avaliação Institucional; SINAES Efeitos; Tomadas de Decisão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )