SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue40Os processos de avaliação instituídos na Educação Superior e os processos de tomadas de decisão: significados, sentidos e efeitos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

PASSOS, Luiz Augusto. Para onde decola o país e a Universidade brasileira?. R. Educ. Públ. [online]. 2010, vol.19, n.40, pp.355-375. ISSN 2238-2097.

O presente trabalho esteiado nas Pesquisas apresentadas nos GT 8 e 11, respectivamente, da Formação dos Professores e Políticas de Educação Superior, da 32ª Reunião Anual da ANPED (2009), procura compreender a afirmação de que o país, e por consequência, as universidades, decolaram. Avalia situações emergentes referidas à formação docente e as políticas que se referem ao Ensino Superior, com o foco nas reivindicações e lutas dos Movimentos Sociais, traçando âmbitos de colisão entre o discurso otimista acerca da referida ascensão e as conclusões das pesquisas da ANPED, bem como das condições socioeconômico-políticas expressas pelo obscuro advento do pós-capitalismo. Compreende que a construção da democracia popular e participativa, ao mesmo tempo em que formula políticas de Estado, é condição necessária para que se supere a fragilidade transitória das políticas de governo. Avalia conflitos entre interesses nacionais e internacionais no que se refere à direção dos processos sociais, econômico, simbólicos e políticos. Necessário criar condições para que a história supere e barbárie, derrotando o centralismo, autoritário e conservador das elites, pela participação ativa dos cidadãos e da universidade na construção de uma sociedade democrática, aspiração histórica dos movimentos sociais que exprimem a luta da sociedade brasileira.

Keywords : Formação de Professores; Políticas do Ensino Superior; Universidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )