SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue41Contribuições para pensar as práticas de leitura e escrita de professoras das séries iniciais do ensino fundamental author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

FONTOURA, Helena Amaral da; CANEN, Ana  and  MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda. Construindo pontes na formação docente: experiências que se articulam. R. Educ. Públ. [online]. 2010, vol.19, n.41, pp.397-421. ISSN 2238-2097.

Este texto reúne trabalhos de três pesquisadoras, cuja proposta gira em torno da formação docente em busca da superação de desigualdades sociais, que estão para além de questões dicotômicas relacionadas apenas a diferenças de classe social, gênero ou etnia. Os elos que nos ligam falam de acreditar na potencialidade de professores (as) como produtores e construtores de saberes, falam também de olhares qualitativos e ainda da universidade como pólo de formação docente qualificada, seja inicial ou em serviço. A partir disso, compartilhamos experiências concretas de formação docente na perspectiva da transformação social, avançando em categorias teóricas e em estratégias para sua tradução em práticas cotidianas.

Keywords : Formação de Professores; Pesquisa Qualitativa; Relação Universidadeescola; Desigualdades Sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )