SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número41Contribuições para pensar as práticas de leitura e escrita de professoras das séries iniciais do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

FONTOURA, Helena Amaral da; CANEN, Ana  e  MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda. Construindo pontes na formação docente: experiências que se articulam. R. Educ. Públ. [online]. 2010, vol.19, n.41, pp.397-421. ISSN 2238-2097.

Este texto reúne trabalhos de três pesquisadoras, cuja proposta gira em torno da formação docente em busca da superação de desigualdades sociais, que estão para além de questões dicotômicas relacionadas apenas a diferenças de classe social, gênero ou etnia. Os elos que nos ligam falam de acreditar na potencialidade de professores (as) como produtores e construtores de saberes, falam também de olhares qualitativos e ainda da universidade como pólo de formação docente qualificada, seja inicial ou em serviço. A partir disso, compartilhamos experiências concretas de formação docente na perspectiva da transformação social, avançando em categorias teóricas e em estratégias para sua tradução em práticas cotidianas.

Palavras-chave : Formação de Professores; Pesquisa Qualitativa; Relação Universidadeescola; Desigualdades Sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )