SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número41Contribuições para pensar as práticas de leitura e escrita de professoras das séries iniciais do ensino fundamentalMemórias e representações sociais do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith  e  BRUNO, Soraia Coelho. Representações de professores de educação infantil sobre a formação continuada na escola. R. Educ. Públ. [online]. 2010, vol.19, n.41, pp.445-460. ISSN 2238-2097.

O objetivo deste estudo foi investigar a representação social de formação continuada construída por professores de pré-escola. Participaram do estudo 41 professores da rede pública do Município do Rio de Janeiro. Adotou-se, como referencial teórico, a teoria das representações sociais. Os dados foram coletados por meio de um teste de livre evocação de palavras com hierarquização e justificativa; observação; entrevistas e grupos focais. Os resultados indicaram que os professores parecem objetivar a representação de formação continuada na ideia de troca de saberes entre docentes e a ancoram na prática docente.

Palavras-chave : Educação Infantil; Pré-Escola; Formação Continuada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )