SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número41Representações de professores de educação infantil sobre a formação continuada na escolaQuestões epistemológicas da pesquisa educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

SILVA, Iraneide de Albuquerque; VALENCIA, José Francisco  e  SA, Celso Pereira de. Memórias e representações sociais do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. R. Educ. Públ. [online]. 2010, vol.19, n.41, pp.461-476. ISSN 2238-2097.

Este estudo objetivou identificar e analisar as memórias e representações sociais acerca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus Cuiabá. Foram solicitadas associações livres aos 260 participantes e a análise dos dados teve por base a abordagem estrutural das representações sociais. Os resultados revelaram mudanças nos sentidos atribuídos ao IFMT quando comparados os tempos passado e presente. Tais resultados confirmam, por um lado, o papel das práticas sociais nos processos de transformações na representação e, por outro lado, a tendência de se avaliar o passado como melhor que o presente.

Palavras-chave : Representações Sociais; Memória Social; IFMT.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )