SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número41Memórias e representações sociais do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato GrossoA educação de jovens e adultos e o analfabetismo na velhice: os idosos e a exclusão educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

SEVERINO, Antônio Joaquim. Questões epistemológicas da pesquisa educacional. R. Educ. Públ. [online]. 2010, vol.19, n.41, pp.479-496. ISSN 2238-2097.

Ao retomar a trajetória histórica dos esforços teóricos e práticos para a constituição do campo científico da educação e explicitando pressupostos epistemológicos para o conhecimento da práxis humana, o texto aponta na direção da necessidade de aplicação de uma nova maneira de se conceber o conhecimento do fenômeno educacional. Argumenta a favor de um novo contorno epistêmico para se fazer ciência do fenômeno educacional em decorrência de ele ter como característica fundamental a condição de prática histórico-social, necessariamente uma prática intencionada. Delineia assim, a configuração de um conhecimento disciplinar, simultaneamente multi- e interdisciplinar, enfrentando a complexidade do fenômeno educacional.

Palavras-chave : Pesquisa Educacional; Ciência da Educação; Epistemologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )