SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número41Questões epistemológicas da pesquisa educacionalUm desafio inexorável à educação: mudança climática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

PERES, Marcos Augusto de Castro. A educação de jovens e adultos e o analfabetismo na velhice: os idosos e a exclusão educacional. R. Educ. Públ. [online]. 2010, vol.19, n.41, pp.497-514. ISSN 2238-2097.

Neste artigo pretende-se analisar a relação entre velhice e educação nos programas de educação de jovens e adultos (EJA), levando em conta, essencialmente, duas teses: a da exclusão da velhice do projeto educacional brasileiro, e a da funcionalidade do sistema educacional ao sistema produtivo, que é verificada na sociedade capitalista. Nesta relação, serão consideradas, especificamente, três problemáticas principais de análise: 1) o caráter homogêneo das práticas educacionais verificadas nos programas de EJA, que atendem a um público heterogêneo quanto à faixa etária; 2) a inexistência de uma política educacional específica para a velhice no Brasil e 3) a não-contemplação, em leis como a LDB e o Estatuto do Idoso, do analfabetismo como um problema social que afeta principalmente os idosos. Tais problemáticas revelam, em essência, o descaso do Estado brasileiro para com a “questão social da velhice”, no que se refere ao direito à educação, que é (ou deveria ser) universal e não restrito. Como metodologia de análise da temática proposta, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo.

Palavras-chave : Velhice; Educação; Educação de Jovens e Adultos; Política Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )