SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número41A educação de jovens e adultos e o analfabetismo na velhice: os idosos e a exclusão educacionalGrandeza da pátria e riqueza do estado: expansão da escola primária no estado do Rio de Janeiro (1893-1930) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

GONZALEZ GAUDIANO, Edgar. Um desafio inexorável à educação: mudança climática. R. Educ. Públ. [online]. 2010, vol.19, n.41, pp.517-532. ISSN 2238-2097.

Presente artigo traz uma reflexão teórica acerca do mundo em trânsito, movimentado e dinamizado cotidianamente por diversos meios socioambientais. Por meio de informações e cenários internacionais, a mudança climática se apresenta como um dos grandes desafios, não apenas ao processo curricular da escolarização formal, mas essencialmente aos pactos sociais cotidianos, em escalas locais e globais. Tecendo as críticas contra certos discursos que apregoam a tecnologia e a ciência como possibilidades de proteger o mundo, o texto reivindica uma premissa de todos os cidadãos planetários, e não apenas aqueles que podem ter opções dentro do marco capital. Por fim, é um ensaio que teoriza nossas práticas, circunscrevendo a educação ambiental como possibilidade de mudanças.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Mudança Climática; Sociedade de Consumo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )