Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação Pública
versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
DALCIN, Andréia. Tempo e espaço no Colégio Salesiano Liceu Coração de Jesus: contribuições para História da Educação Matemática no Brasil. R. Educ. Públ. [online]. 2010, vol.19, n.41, pp.577-597. ISSN 2238-2097.
Este artigo tem por objetivo apresentar um recorte sobre o tempo e o espaço escolar da tese de doutorado: Cotidiano e práticas salesianas no ensino de matemática entre 1885 e 1929 no colégio Liceu Coração de Jesus de São Paulo: construindo uma história, defendida na Faculdade de Educação da UNICAMP em 2008. Trata-se de uma investigação no campo de História da Educação Matemática no Brasil. Conhecer a organização do tempo escolar e a arquitetura da escola contribuiu para a compreensão da rotina, do cotidiano, e das práticas, entendidas como “modos de fazer” na concepção de Certeau (1994).
Palabras clave : Tempo e Espaço Escolares; História da Educação; Colégios Salesianos.