SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número41Outra missão, para outras bandas: a circulação de professores paulistas e do modelo da escola graduada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

DALCIN, Andréia. Tempo e espaço no Colégio Salesiano Liceu Coração de Jesus: contribuições para História da Educação Matemática no Brasil. R. Educ. Públ. [online]. 2010, vol.19, n.41, pp.577-597. ISSN 2238-2097.

Este artigo tem por objetivo apresentar um recorte sobre o tempo e o espaço escolar da tese de doutorado: Cotidiano e práticas salesianas no ensino de matemática entre 1885 e 1929 no colégio Liceu Coração de Jesus de São Paulo: construindo uma história, defendida na Faculdade de Educação da UNICAMP em 2008. Trata-se de uma investigação no campo de História da Educação Matemática no Brasil. Conhecer a organização do tempo escolar e a arquitetura da escola contribuiu para a compreensão da rotina, do cotidiano, e das práticas, entendidas como “modos de fazer” na concepção de Certeau (1994).

Palabras clave : Tempo e Espaço Escolares; História da Educação; Colégios Salesianos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )