SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número42Cidadania na universidade: o debate através de representações sociais, segundo local de moradia e preferência política índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

COSTA, Eduardo Antonio de Pontes  e  COIMBRA, Cecília Maria Bouças. O olhar em fragmentos: a (in)visibilidade dos educadores em um projeto de formação profissional. R. Educ. Públ. [online]. 2011, vol.20, n.42, pp.13-33. ISSN 2238-2097.

Neste artigo, pretende-se discutir o lugar ocupado pelos educadores na relação com jovens pobres numa experiência profissionalizante, e falar sobre outras dimensões: dos pesquisadores a partir dos conceitos da Análise Institucional (LOURAU, 1993) como os de implicação, de pesquisa-intervenção e do diário de campo. Na produção de um “modo-jovem-trabalhador” (FOUCAULT, 2002), os enunciados dos educadores são produzidos no plano das representações universais sobre a história (BENJAMIN, 1994), especificamente, dos jovens ingressos no Projeto percebidos ora como “sujeitos da tutela”, ora como “virtualmente perigosos”. Destacam- se alguns resultados: comportamento que eles deverão ter, a maneira de falar, a conduta com a higiene corporal.

Palavras-chave : Educadores; Experiência Profissionalizante; Análise Institucional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )