SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número42O olhar em fragmentos: a (in)visibilidade dos educadores em um projeto de formação profissionalCrianças e adolescentes em situação de rua: representações sociais no contexto educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

FILHO, Edson A. de Souza; INSFRAN, Fernanda; MAGALHAES, Ana Paula  e  ROSAS, Daise. Cidadania na universidade: o debate através de representações sociais, segundo local de moradia e preferência política. R. Educ. Públ. [online]. 2011, vol.20, n.42, pp.37-47. ISSN 2238-2097.

Observamos representações sociais a respeito de cidadania, enfocando seu papel na Educação. Foram 321 participantes, vinculados a uma universidade pública. Perguntamos o que é cidadania, preferência política/partidária, vínculo com a universidade e local de moradia. Emergiram três conjuntos temáticos: sujeito-cidadão, ação-cidadã e ação-cidadã-visando-metas. O sujeito-cidadão foi menos representado como entidade-civil-organizada (sindicato/movimento social), instituição partidária ou indivíduo. As formas de ação-cidadã mais frequentemente indicadas foram participar, cumprir deveres/controlar, interação indivíduo e sociedade. Os temas sobre ação-cidadã-visando-metas mais observados foram direitos e deveres, direito à sociedade igualitária, liberdade/reconhecimento social, direito à educação, direito à saúde. Os resultados foram discutidos em termos sócio- históricos.

Palavras-chave : Cidadania; Representações Sociais; Educação para Cidadania.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )