SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número42Cidadania na universidade: o debate através de representações sociais, segundo local de moradia e preferência políticaAproximações entre as políticas de certificação profissional no Brasil e em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

RANGEL, Ana Maria  e  NAIFF, Luciene Alves Miguez. Crianças e adolescentes em situação de rua: representações sociais no contexto educacional. R. Educ. Públ. [online]. 2011, vol.20, n.42, pp.49-68. ISSN 2238-2097.

O objetivo do presente estudo foi identificar as representações sociais de 100 professores de ensino público acerca das crianças e adolescentes em situação de rua. Para que de fato sejam produzidas representações sociais, esse conteúdo deve provocar no grupo uma necessidade de transformar algo não familiar em um pensamento partilhado socialmente. Os resultados mostraram que os professores se dividem em um misto de medo e pena desses indivíduos e que creditam basicamente à esfera pública qualquer responsabilização por mudanças nesse quadro. A família foi apontada como o principal motivo da ida para as ruas.

Palavras-chave : Representações Sociais; Crianças e Adolescentes em Situação de Rua; Educação Pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )