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Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

HAGE, Salomão Mufarrej  y  OLIVEIRA, Lorena Maria Mourão de. Território, políticas públicas e educação do campo na Amazônia Paraense: o protagonismo dos movimentos sociais em debate. R. Educ. Públ. [online]. 2011, vol.20, n.42, pp.91-107. ISSN 2238-2097.

O artigo analisa a relação entre território, políticas públicas e educação do campo no contexto da diversidade sócio- territorial da Amazônia Paraense, destacando o protagonismo dos movimentos sociais no cenário brasileiro e amazônico. Ele foi elaborado através de um estudo bibliográfico e documental que concebe o território numa perspectiva relacional e complexa, como espaço formado por suas múltiplas dimensões: econômica, política, cultural e ecológica. O artigo apresenta uma cartografia da diversidade sócio- territorial do campo na Amazônia Paraense, explicitando as territorialidades dos rios, das colônias rurais, dos assentamentos, das reservas extrativistas, dos quilombos e das áreas indígenas.

Palabras clave : Movimentos Sociais; Educação do Campo; Território; Políticas Educacionais.

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