SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número42O “Bandeirismo Paulista no ensino” e a modernização da escola primária no Brasil: entre a memória e a HistóriaAs ações docentes e o conhecimento escolar de ciências: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

DALLABRIDA, Norberto. O público e o privado no ensino secundário em Santa Catarina (1945-1961). R. Educ. Públ. [online]. 2011, vol.20, n.42, pp.145-159. ISSN 2238-2097.

O presente trabalho procura compreender o subcampo - no sentido bourdieusiano - do ensino secundário no Estado de Santa Catarina, entre o início da redemocratização da sociedade brasileira (1945) e a aprovação da LDBEN de 1961. Durante esse período histórico o subcampo do ensino secundário catarinense foi marcado pelo novo crescimento de educandários católicos e pelo estabelecimento da rede pública de ginásios e de colégios. Procura-se constatar sobremaneira a timidez do ensino secundário público e gratuito, o que concorria para a exclusão de parte significativa de crianças e de adolescentes do sistema formal de ensino.

Palavras-chave : Ensino Secundário; Subcampo; Santa Catarina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )