SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número42O público e o privado no ensino secundário em Santa Catarina (1945-1961) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

GALIAN, Cláudia Valentina Assumpção. As ações docentes e o conhecimento escolar de ciências: um estudo de caso. R. Educ. Públ. [online]. 2011, vol.20, n.42, pp.163-179. ISSN 2238-2097.

Este artigo apresenta e discute os resultados de uma pesquisa que visou caracterizar o conhecimento escolar de ciências por meio de uma investigação de base empírica, cujo principal procedimento foi a observação das aulas de duas professoras, na 5a série e na 7ª série do Ensino Fundamental, em uma escola pública da rede estadual de Campinas, São Paulo. Ao longo do artigo, a descrição e a análise das ações docentes explicitam os fatores que orientam, facilitam e/ou limitam suas escolhas em relação ao conteúdo e à forma de suas aulas e o impacto dessas escolhas sobre a qualidade da aproximação dos alunos em relação ao conhecimento científico. As contribuições teóricas relativas à forma escolar, à cultura da prática acumulada e ao processo de constituição do conhecimento escolar sustentam as análises apresentadas.

Palavras-chave : Conhecimento Escolar; Prática Docente; Ensino de Ciências; Forma Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )