SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número43Refletindo sobre a temática educação, formação de professores e suas dimensões sócio- históricas: convergências e tensõesPolíticas de formação de professores: considerações sobre sensibilidades à diversidade cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

TRINDADE, Rui. Educação, formação de professores e suas dimensões sócio- históricas: desafios e perspectivas. R. Educ. Públ. [online]. 2011, vol.20, n.43, pp.231-251. ISSN 2238-2097.

No presente artigo nos propomos a discutir, a partir da problemática que a formação dos professores constitui, a relação entre a formação científica e a formação pedagógica, a relação entre a formação inicial e a formação continuada e, igualmente, a relação entre a formação qualificante e a formação experiencial, bem como o modo como estes diferentes tipos de articulações têm vindo a ser abordados quer em termos sincrônicos, quer em termos diacrônicos. Nessa perspectiva pode se eleger a formação de professores como um tema suficientemente pertinente no âmbito da reflexão mais vasta sobre a natureza e os sentidos da profissão docente.

Palavras-chave : Formação de Professores; Formação Profissional; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )