SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número43Educação, formação de professores e suas dimensões sócio- históricas: desafios e perspectivasContinuidades e descontinuidades nas políticas de formação de professores e suas implicações na prática pedagógica docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

CANEN, Ana. Políticas de formação de professores: considerações sobre sensibilidades à diversidade cultural. R. Educ. Públ. [online]. 2011, vol.20, n.43, pp.253-265. ISSN 2238-2097.

O presente artigo discute continuidades e descontinuidades nas políticas curriculares nacionais de formação de professores, a partir da perspectiva multicultural, voltada à valorização da diversidade e ao desafio a preconceitos. Discute aspectos teóricos ligados ao projeto multicultural no contexto da formação inicial e continuada docente, bem como focaliza políticas curriculares desenvolvidas pelo governo brasileiro a partir de 2003. Problematiza em que medida e sob que perspectivas a diversidade cultural encontra eco nos discursos aí presentes, verificando ênfases e silêncios e tecendo considerações e recomendações para seu aprimoramento, à luz do multiculturalismo.

Palavras-chave : Políticas Curriculares Nacionais; Formação de Professores; Multiculturalismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )