SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número43Políticas de formação de professores: considerações sobre sensibilidades à diversidade culturalNarrativas: contribuições para a formação de professores, para as práticas pedagógicas e para a pesquisa em educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

GENTIL, Heloisa Salles  e  COSTA, Marilda de Oliveira. Continuidades e descontinuidades nas políticas de formação de professores e suas implicações na prática pedagógica docente. R. Educ. Públ. [online]. 2011, vol.20, n.43, pp.267-287. ISSN 2238-2097.

O objetivo deste artigo é apresentar uma análise das políticas de formação de professores no Brasil nos últimos anos, final dos anos 80 e início dos anos 90. Objetivamos identificar continuidades e descontinuidades nessas políticas, para compreendê-las em seus processos histórico-sociais. Partimos do pressuposto de que o contexto neoliberal em que estão sendo constituídas e implementadas as políticas nesse período tem influenciado na definição de objetivos e na efetivação das reformas educacionais, entre elas, as políticas de formação docente. O exame das implicações dessas políticas de formação nas práticas pedagógicas surge como agenda necessária no campo das pesquisas em educação.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Formação de Professores; Práticas Pedagógicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )