SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número43Continuidades e descontinuidades nas políticas de formação de professores e suas implicações na prática pedagógica docenteResidência pedagógica: investigação-ação com professores egressos da Faculdade de Formação de Professores da UERJ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. Narrativas: contribuições para a formação de professores, para as práticas pedagógicas e para a pesquisa em educação. R. Educ. Públ. [online]. 2011, vol.20, n.43, pp.289-305. ISSN 2238-2097.

Na área de formação de professores, as narrativas sobre processos de desenvolvimento profissional têm sido tomadas como atividades de formação inicial e contínua, práticas de pesquisa e de intervenção. O acesso às narrativas permite o estudo de aspectos como a construção da identidade docente ao contar sua história para apropriar-se dela em um processo, eminentemente formativo, de autoria. Possibilita diferenciar o que é seu e o que é dos outros, seu modo de ser e estar na docência e as influências. Como método de investigação, seu potencial coloca os professores no centro do processo, podendo também promover mudanças nas práticas pedagógicas da escola.

Palavras-chave : Formação de Professores; Narrativas; Desenvolvimento Profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )