Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista de Educação Pública
versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
FONTOURA, Helena Amaral da. Residência pedagógica: investigação-ação com professores egressos da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. R. Educ. Públ. [online]. 2011, vol.20, n.43, pp.307-322. ISSN 2238-2097.
Este artigo traz recortes de um trabalho desenvolvido na Faculdade de Formação de Professores da UERJ junto a egressos, com vistas a analisar processos de inserção profissional e apoiar sua permanência na carreira. O trabalho em tela se configura como um dispositivo para a troca de saberes entre a universidade e a escola básica, oportunizando que nessa complexa circularidade cultural surjam outros saberes e conhecimentos que possam responder de forma efetiva aos desafios de uma formação de professores voltada para o fortalecimento de práticas possibilitadoras de produção de conhecimentos significativos e emancipatórios na ação docente.
Palavras-chave : Residência Pedagógica; Formação de Professores; Egressos; Curso de Pedagogia.