SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue43A educação básica e os desafios nas questões relacionadas com a diversidade cultural e suas práticas curricularesPrograma de Pós-Graduação - Doutorado em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM - da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

BRITO, Arlete de Jesus. A matemática e seu ensino no século XVII: reflexões para os dias atuais. R. Educ. Públ. [online]. 2011, vol.20, n.43, pp.343-355. ISSN 2238-2097.

Nesse artigo, buscamos evidenciar as mudanças ocorridas, na primeira metade do século XVII, na reorganização da educação e do ensino de matemática em contextos burgueses, reorganização essa imprescindível para a difusão da nova ciência de então. Tais acontecimentos se relacionam ao desenvolvimento do comércio e da indústria, à ascensão da burguesia e sua oposição aos discursos da escolástica e aos modos de vida da nobreza.

Keywords : História; Educação; Matemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )