SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número43Programa de Pós-Graduação - Doutorado em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM - da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira R. de; MAGALHAES, Solange Martins Oliveira  e  SGUAREZI, Nilza de Oliveira. A questão metodológica: métodos e tipos de pesquisa na produção acadêmica sobre professores (as) na região centro-oeste. R. Educ. Públ. [online]. 2011, vol.20, n.43, pp.379-393. ISSN 2238-2097.

Este trabalho faz parte dos estudos desenvolvidos pela REDECENTRO - Rede de Pesquisadores do Centro-Oeste. Analisamos a questão metodológica: modalidades de pesquisa e método na Produção Acadêmica da Região Centro-Oeste. Evidenciaram-se duas modalidades de pesquisas: o estudo de caso e a pesquisa do tipo etnográfico. Quanto ao tipo de método houve o predomínio do materialismo histórico dialético e fenomenologia, mas ainda há alguns trabalhos que se aproximam do positivismo. Detectam-se sérias fragilidades na busca do posicionamento conceitual, aprimoramento metodológico e metódico da produção. A constituição histórica dos programas, a ambiência que os contextualiza, as histórias de seus docentes e discentes ajudam a compreender as peculiaridades da sua produção.

Palavras-chave : Pesquisa Interinstitucional; Professor; Método; Modalidades de Pesquisa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )