SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número44Pesquisar com narrativas docentes: experiência, epistemologia e ética índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

MARQUES, Amanda Cristina Teagno Lopes  y  ALMEIDA, Maria Isabel de. A documentação pedagógica na educação infantil: traçando caminhos, construindo possibilidades. R. Educ. Públ. [online]. 2011, vol.20, n.44, pp.413-428. ISSN 2238-2097.

Este artigo, elaborado a partir de pesquisa bibliográfica realizada em doutorado-sanduíche junto à Universidade de Bolonha, Itália, tem por objetivos: a) Explicitar o conceito de documentação pedagógica, estabelecendo aproximações e distanciamentos em relação à ideia de registro de práticas; b) Indicar a contribuição do registro e da documentação na construção de práticas pedagógicas de boa qualidade no contexto da Educação Infantil. A documentação pode representar elemento de qualificação da proposta pedagógica ao relacionar-se à reflexão sobre a prática e à formação contínua, à construção de memória e identidade, à compreensão do pensamento infantil, ao planejamento e à avaliação.

Palabras clave : Documentação Pedagógica; Registro de Práticas; Educação Infantil; Práticas Pedagógicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )