SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número44Pesquisar com narrativas docentes: experiência, epistemologia e ética índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

MARQUES, Amanda Cristina Teagno Lopes  e  ALMEIDA, Maria Isabel de. A documentação pedagógica na educação infantil: traçando caminhos, construindo possibilidades. R. Educ. Públ. [online]. 2011, vol.20, n.44, pp.413-428. ISSN 2238-2097.

Este artigo, elaborado a partir de pesquisa bibliográfica realizada em doutorado-sanduíche junto à Universidade de Bolonha, Itália, tem por objetivos: a) Explicitar o conceito de documentação pedagógica, estabelecendo aproximações e distanciamentos em relação à ideia de registro de práticas; b) Indicar a contribuição do registro e da documentação na construção de práticas pedagógicas de boa qualidade no contexto da Educação Infantil. A documentação pode representar elemento de qualificação da proposta pedagógica ao relacionar-se à reflexão sobre a prática e à formação contínua, à construção de memória e identidade, à compreensão do pensamento infantil, ao planejamento e à avaliação.

Palavras-chave : Documentação Pedagógica; Registro de Práticas; Educação Infantil; Práticas Pedagógicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )