SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número44A documentação pedagógica na educação infantil: traçando caminhos, construindo possibilidadesA identidade humana e o alter vivo: concepções de alguns alunos de ciências biológicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

MOLINA, Rosane Kreusburg. Pesquisar com narrativas docentes: experiência, epistemologia e ética. R. Educ. Públ. [online]. 2011, vol.20, n.44, pp.429-441. ISSN 2238-2097.

Este texto objetiva refletir sobre a produção de conhecimento com narrativas no campo da educação e as implicações éticas presentes neste tipo de pesquisa. Aborda a necessidade de incluir, na formação dos pesquisadores, o debate sobre as questões éticas acerca da pesquisa colaborativa com e sobre narrativas e histórias de vida. A partir do pensamento de Ricoeur e Habermas, identifica o retorno do debate sobre a ética na contemporaneidade, como necessidade que se impõe para superar o pensamento estritamente técnico de analisar os fenômenos sociais. O texto destaca o compromisso social do pesquisador e a ética como fundamento dessa experiência epistemológica no contexto do trabalho profissional.

Palabras clave : Pesquisa Colaborativa; Narrativas Docentes; Ética.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )