SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número44A identidade humana e o alter vivo: concepções de alguns alunos de ciências biológicasUma prática de pesquisa participante: análise da dimensão social, política e pedagógica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

SEMERARO, Giovanni. A “utopia” do Estado Ético em Gramsci e nos movimentos populares. R. Educ. Públ. [online]. 2011, vol.20, n.44, pp.465-480. ISSN 2238-2097.

Tendo como referência a ação política dos movimentos populares brasileiros em relação ao Estado, este artigo apresenta um estudo do conceito de “Estado ético” no pensamento de Antonio Gramsci. Mostra como as perspectivas delineadas por este autor apresentam uma concepção diferente e contraposta às teorias liberais de Estado e desenham uma elaboração original em relação a diversos autores, em particular a Rousseau, Hegel e Marx, com os quais Gramsci está profundamente conectado. Além de apresentar a atualidade da proposta de Gramsci, o texto aponta, acima de tudo, a necessidade de construir um “Estado ético-político” para realizar a democracia no Brasil, tendo como base as práticas sociais, políticas e pedagógicas dos movimentos populares.

Palabras clave : Estado; Gramsci; Movimentos Populares.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )